Porque é que a Continuidade de Negócio é crítica?

Torres_GemeasDepois do 11 de Setembro de 2001 e com a ameaça terrorista que paira permanentemente nas nossas sociedades, as empresas passaram a preocupar-se em defender-se e ter planos de contingência. No entanto, não são apenas os ataques terroristas ou fenómenos naturais, tal como por exemplo um tremor de terra, que podem ter impacto significativo numa empresa. Factores muito mais mundanos (como sejam, por exemplo, falhas de hardware ou software, dados corrompidos, falhas de energia, incêndios, sabotagem, vandalismo, roubos internos ou externos, greves, erro humano, ataques cibernéticos, virus, crises pandémicas, etc.), ao ocorrerem, podem produzir crises significativas para o negócio das empresas.

As estatísticas mostram que, no advento de uma crise grave, estar preparado, ou seja, ter um Plano de Continuidade de Negócio (PCN) desenvolvido e treinado, pode ser a diferença entre a sobrevivência do negócio ou o fecho irremediável da empresa.


De acordo com o IBHS nos EUA, cerca de:

25% das empresas que param a sua actividade a seguir a um desastre, nunca mais reabrem
40% das empresas que sofrem um problema grave de IT, encerram a sua actividade no prazo de 1 ano
80% das empresas que sofrem uma crise grave devido a um desastre, encerram a sua actividade em menos de 3 anos

 

O que é a Gestão de Continuidade do Negócio (GCN) ?

A Gestão de Continuidade do Negócio ou Business Continuity Management (BCM) é um processo de gestão cíclico, que identifica as potenciais ameaças com impacto na empresa e proporciona um plano (Plano de Continuidade do Negócio ou PCN) de actividades para o seu retorno à estabilidade, salvaguardando todos os seus interesses, sejam eles financeiros, imagem, marca, ou quaisquer outros.

A GCN visa melhorar a resiliência das empresas, estando particularmente concentrado em responder à perda de parte ou da totalidade da sua capacidade operacional, através da perda dos seus recursos de pessoal ou de equipamentos.

 

Quais os requisitos para um bom Plano de Continuidade de Negócio (PCN) ?

Para desenvolver um Plano de Continuidade de Negócio tem de se encontrar respostas para as seguintes perguntas:

pcn

As respostas ajudarão não só a encontrar as medidas necessárias para mitigar o risco, mas também a desenvolver estratégias de continuidade do negócio que devem ser documentadas, dando assim corpo ao PCN que, para além de existir, deve ser, pelo menos, anualmente testado.

O Plano de Continuidade de Negócio (PCN) é assim uma parte fundamental para o sucesso das empresas. Caso queira saber de que forma o poderemos ajudar a estruturar o seu PCN, contacte-nos !

shutterstock_26886772

 

Treinar, Manter e Validar o Plano de Continuidade de Negócio

A forma mais eficaz de validar um PCN é testando-o através de exercícios. Para além deste aspecto, fazer exercícios periódicos permitem o desenvolvimento do trabalho de equipa, melhoram as competências do pessoal envolvido, a sua confiança e o seu conhecimento mútuo, pelo que devem de ser incentivados.

 

 
made2grow_semfundomade2web_semfundo made2learn_semfundo made2start_semfundo
Made2Web